quinta-feira, 19 de março de 2020

Rosto | Ingredientes para cada idade - Parte I

Cada década, cada necessidade


A partir dos 20 e a cada "mais 10 em cima" as necessidades da pele alteram-se e nós devemos ajustar os nossos cuidados cosméticos às mesmas.


Há quem defenda que não há ingredientes que se deva usar em cada idade, que podemos usar produtos anti-idade quando ainda somos jovens, que devemos usar determinados produtos a partir de certa idade, etc. Obviamente que tudo é discutivel e que cada um tem a sua opinião e identifica-se melhor com uma ideia do que com outra.
Eu, com 24 anos, confesso que já tenho uma rotina facial bastante completa e que uso até produtos com ingredientes destinados a peles mais maduras, mas uso com uma ideia de prevenção.
Decidi reunir neste post ingredientes-chave para cada faixa etária, não sendo obrigatório usar só esses em cada uma.

Aos 20...

Apesar de nesta idade não serem necessárias tantas preocupações, é importante aos 20 ter uma atitude preventiva relativamente ao futuro da pele. Hidratação e proteção nesta fase são palavras de ordem para que mais tarde a pele não tenha um aspeto envelhecido. O ácido hialurónico e a vitamina C são ingredientes-chave na hora de escolher os melhores produtos para o rosto. Importa começar aqui a usar um sérum e creme de olhos e nunca esquecer de desmaquilhar.


Booster Vichy Mineral 89
Sérum Ascorbic Acid 8%+ Alpha Arbutin 2% The Ordinary
Água Micelar Hydro Boost Neutrogena
Aqua-creme lissante A-Oxitive Avène


Aos 30...

Nesta fase, começa a notar-se o cansaço e aparecem as primeiras rugas. O metabolismo abranda, as noites mal dormidas, stress e vidas agitadas são alguns dos problemas que afetam a pele, pelo que é necessário ter já uma maior atenção ao envelhecimento.
Nesta idade deve-se privilegiar uma esfoliação semanal de forma a eliminar as manchas e imperfeições que a pele tende a apresentar, nomeadamente com os AHA (alfa-hidroxiácidos). O ácido glicólico, reparador de danos e estimulante de produção de colagénio. Aos 30 também devemos incluir o retinol que evitará o aparecimento das primeiras rugas.


Essência Vinoperfect Caudalie
Creme de olhos Cellular Boost Neutrogena
Sérum AHA 30% + BHA 2% Peeling Solution The Ordinary
Máscara Peeling Glicólica Caudalie


Estes produtos são opções interessantes para experimentarem para cada faixa etária mas deverão ter consciência da forma como usam, nomeadamente, época do ano, usar sempre proteção solar e, claro, em caso de dúvidas devem questionar a vossa skin specialist, médico ou farmacêutico. 

Entretanto trarei a parte II deste post para as décadas dos 40 e 50 anos. 
Estejam atentas. 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário