quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Cabelo | Lista de Produtos para o Cronograma Capilar

Um dos temas mais abordados aqui no blog tem sido "Cabelo", já devem ter percebido a minha enorme paixão para cuidar do cabelo e dos cabelos das outras pessoas, nomeadamente do da minha mãe e irmã e também dar dicas ao meu pai. Os produtos de cabelo aqui em casa sou eu que escolho e que digo o que cada um deve usar.
Eu sou apologista do Cronograma Capilar e pratico essa filosofia que tem como objetivo seguir determinados passos para ter um cabelo super cuidado e belo e que passa por escolherem três máscaras com ingredientes específicos que as distingam: uma de hidratação, uma de nutrição e outra de reconstrução. O que distingue as três máscaras é: Hidratação- alcoóis, glicerina, extratos de fruta, pantenol; Nutrição- Óleos e manteigas; Reconstrução- Aminoácidos e proteínas (Serina, Arginina, queratina, basicamente o que terminar em "ina/"ine"). Irão usar essas diferentes máscaras consoante as tabelas/cronogramas de acordo com o vosso tipo de cabelo: naturais, danificados, com química, etc. Deverão pesquisar essas tabelas no grupo indicado no final do post.
No entanto, este post tem como objetivo simplificar a vossa vida e ficarem a saber que produtos deverão ter/comprar para terem uma rotina de cabelo boa.

  • 1 ou 2 Shampoos- devem escolher shampoos adequados ao vosso couro cabeludo, se é oleoso, para oleosos, se é seco, para secos, depois ainda tem os adequados a cabelos pintados, lisos, com madeixas. Um segundo shampoo/shampoo secundário é recomendado caso vocês tenham cabelos descolorados/loiros e devem utilizar um shampoo roxo/silver/desmarelador e/ou se lavam mais de 3x por semana o cabelo devem alternar o shampoo principal;
  • 3 Máscaras (Hidratação, Nutrição e Reconstrução)- devem adquirir de acordo com as vossas preferências, mas confirmem sempre os ingredientes para quando escolhem uma nova;
  • 1 condicionador- há imensos no mercado mas devem-se focar nos seguintes aspetos: o cabelo nas pontas é seco ou tendência a oleoso? é fino ou grosso? Tem caracóis ou é liso? e devem escolher de acordo com estes critérios, tendo em conta que a função dele é selar a cutícula do cabelo e desembaraçá-lo.
  • 1 produto para pentear (com proteção térmica se usar secador ou modeladores)- podem optar por spray aquoso, spray em creme, creme ou mousse, devem procurar o formato mais adequado ao vosso tipo de cabelo, se é grosso optem pelos mais espessos, como em creme ou mousse, se é fino optem pelos mais aquosos. Reparo para o facto de se querem fazer caracóis ou ondas com o modelador, o melhor é que seja aquoso para que eles durem mais tempo.
  • 1 óleo/sérum de pontas- há para vários objetivos: nutritivos, alisantes, reconstrutores, de acordo com os ingredientes de cada um. Quando são ricos em óleos são nutritivos, quando tem queratina e outras proteínas são reconstrutores, quando não tem nenhum destes dois, provavelmente é alisante/para diminuir o frizz (também pode ser usado para alguns cabelos que aguentem mesmo que sejam feitos caracóis).
  • Opcionais (Pré-shampoo, óleo de rícino, tónico de crescimento, ampolas anti-queda, esfoliante...)- o pré-shampoo serve para proteger o cabelo das agressões da lavagem ou para esfoliar o couro cabeludo e limpá-lo. Óleo de rícino usam no couro cabeludo para estimular o crescimento (atenção às grávidas e lactantes, creio que não é recomendado), o tónico de crescimento também e as ampolas anti-queda são recomendadas usar após a lavagem do cabelo antes da primavera e antes do outono.
Decidi mostrar-vos alguns produtos que uso para que vos sirvam de exemplo, caso queiram saber que tipo de produtos podem escolher, mas não se esqueçam que devem primeiro perceber quais os produtos mais adequados para o vosso tipo de cabelo, sem nunca esquecer que normalmente a raiz é diferente das pontas, por exemplo, eu tenho raiz com tendência a oleosa e as pontas secas.
Estejam a par de mais novidades do blog ao aderirem ao grupo For Girls.
Se forem amantes de cuidados com o cabelo, adiram ao grupo Cronograma Capilar Pt.

Mais em: FacebookInstagramYoutube e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário