quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Cabelo | Cronograma Capilar - Novembro 2019

Os meus cuidados capilares atuais


O Cronograma Capilar é das melhores coisas para o nosso cabelo!


Desde há uns 3/4 anos que me rendi a fazer o cronograma capilar, um conceito originário do Brasil que foi adotado também no nosso país há já alguns anos. O conceito é simples, devemos cuidar do nosso cabelo conforme o seu tipo, estado e objetivos, ajustando os produtos a essas características.
O grande foco do cronograma capilar prende-se à eleição das máscaras para cada fase/utilização conforme os ingredientes, sendo as fases, 3: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

  • A fase de Hidratação é assim designada quando a máscara têm grande predominância de ingredientes hidratantes como: alcoóis, glicerina, pantenol, extratos de plantas, etc. Mas poderá ter uma ou outra proteína ou até mesmo óleo ou manteiga mais no final da composição. Mas atenção!, devem sempre ter já algum traquejo para identificar corretamente as composições e saberem identificar algumas caraterísticas das máscaras para lhes conseguirem caraterizar a fase.
  • A fase de Nutrição é designada quando, mesmo que a máscara tenha ingredientes hidratantes, que quase sempre acontece, esta predomina em ingredientes nutritivos como óleos ou manteigas, principalmente nos primeiros ingredientes. (Se os ingredientes nutritivos estiverem no final da composição, provavelmente será melhor usar na fase de hidratação, ou então eu cabelos mais oleosos como nutrição).
  • A fase de Reconstrução é assim chamada quando a máscara tem ingredientes reconstrutores como principais ingredientes, isto é, no inicio da composição. São eles: queratina, entre outras proteínas e aminoácidos. (Obs. quando terminam em "ina" traduzido na nossa língua, normalmente é proteína. ex. arginina, serina, biotina, etc). Se os ingredientes reconstrutores forem poucos e no final da composição, poderá ser uma hidratação indicada para cabelos danificados, com madeixas, descolorado ou então será uma reconstrução fraquinha para cabelos virgens super saudáveis.

Sobre o meu Cronograma Capilar atual, produtos que uso para lavar o cabelo:

(Atenção: Entretanto acrescentei o shampoo Serioxyl para cabelos com coloração)
  • Shampoos: Além do que já referia acima e que falei dele num post no meu Instagram, uso também o Nutrifier da Loreal Profissional, um shampoo nutritivo que deixa o cabelo super macio e desembaraçado e uso o Liso, Leve e Solto da Lola, um shampoo mais hidratante e que ajuda a que o cabelo fique mais lisinho, isto é super útil para quando quero esticar o meu cabelo, por exemplo.
  • Máscara de Hidratação: A Enrich da Wella Profissional é qualquer coisa de excelente, deixa o cabelo mesmo mega hidratado, cheiroso e desembaraçado.
  • Máscara de Nutrição: apesar de também ter ingredientes reconstrutores, uso a máscara Liss Unlimited da Loreal Profissional como nutrição, visto que o meu cabelo ainda tem alguns danos causados pelas últimas madeixas que fiz há dois anos atrás. Esta máscara além de conferir brilho e nutrição, também irá ajudar a recuperar o meu cabelo.
  • Máscara de Reconstrução: optei por escolher uma que não fosse demasiado potente, uma vez que já na fase de nutrição uso uma com alguns agentes reconstrutores, sendo assim escolhi a Moisture Kick da Schwarzkopf Profissional, contém queratina e noto que também hidrata o meu cabelo, deixando-o com um aspeto alinhado, reparado e com as pontas sedosas e preenchidas.
  • Condicionadores: usei o Enrich da Wella Profissional que vai de encontro à boa qualidade da máscara, sela a cutícula do cabelo e deixa-o super fácil de desembaraçar e hidratado também, o outro condicionador que uso é o Vitamino Color da Loreal Profissional (que será também a próxima máscara de hidratação que irei usar, posso-vos já adiantar), é mais líquido que o Enrich mas não deixa de ser excelente, não sendo tão hidratante quanto o da Wella, mas desembaraça bem também e deixa o cabelo bonito.

Por enquanto são estes os produtos que usei até agora, sendo que o condicionador Enrich já terminou, assim como a máscara Moisture Kick no dia anterior à data de lançamento do post.

Podem comprar estes produtos na loja do facebook Felicidade Alves- Cosméticos que também tem loja em Valongo. Não se esqueçam de usar o CÓDIGO de DESCONTO de 15% em compras no facebook bastando dizer que são membros do grupo Cronograma Capilar PT.

Estejam a par de mais novidades do blog ao aderirem ao grupo For Girls.
Se forem amantes de cuidados com o cabelo, adiram ao grupo Cronograma Capilar Pt.

Mais em: FacebookInstagramYoutube e Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário