quarta-feira, 20 de julho de 2022

Viagens | Viana do Castelo: Viana dos Namorados, da filigrana, da romaria

 'Olá, Viana, Olá!
De Vigo com um sorriso,
Olá, Viana, Olá!
Cantinho do Paraíso'



A música é um excelente mote para nos acompanhar em viagens e se há coisa que gosto é atentar às letras de algumas músicas e tentar associar a experiências na visita.

'Viana no Coração', 'Viana do Castelo: quem gosta vem, quem ama fica' são algumas das frases que associo à linda cidade e aqui tão próxima da minha residência mas tão diferente.

Fresca, jovial, com cultura vincada, comida do melhor, calma mas vivida...



Uns dias em Viana deveriam ser recomendados a todos aqueles que gostam de conhecer mais, recarregar baterias mas não se sentir demasiado pacato.


O que há e o que se faz em Viana:

A Romaria da Nossa Senhora da Agonia, em Agosto, é visita obrigatória para quem gosta de cultura popular e romarias. Esta é a mais importante romaria do nosso país. O desfile da mordomia é o mais imponente que conheço, onde quilos e quilos de ouro adornam os pescoços das mordomas de cada família vestidas pelos caraterísticos trajes minhotos. A famosa arte de bem trajar e bem ourar.

Mas nem só da romaria se caracteriza Viana do Castelo, o santuário da Santa Luzia, a sua escadaria, o elevador, uma vista linda entre mar, rio e monte. Afinal, Viana é cidade de monte e mar. Mas sem esquecer de visitar o centro histórico e, claro, o museu do traje e também o navio-hospital Gil Eanes. 




O que comer em Viana:

As famosas bolas do Natário (as do Manuel Natário) não menosprezando as outras, são o ex-libris de todas as bolas que vocês já possam ter comido, mas se não comeram estas vocês não comeram a melhor...

A nível de restaurantes há diversos: O Manel, O Bota de Água (marisco), o Camada (para francesinhas), o Camelo (já em Sebata Marta de Portozelo), entre outros. Comer-se muito bem em Viana do Castelo.



Onde dormir em Viana:

Na Casa Guerreiro, mesmo na avenida principal da cidade de Viana do Castelo que vem desde a estação de comboios até ao Rio. Por baixo tem o parque subterrâneo da cidade e têm estacionamento gratuito para hóspedes lá.

A casa Guerreiro tem apartamentos de tipologia Estúdio, T1 e T2, modernos e recém-inaugurados, todos equipados.

Fica também próximo da "paragem" para ir de barco para a praia do cabedelo e estão a alguns minutos de carro para a praia Norte.

Estes quartos são completamente insonorizados apesar de incluídos no pleno centro. Garanto-vos que lá conseguem repor aquelas horas de sono que muitas vezes o trabalho e a vida social e familiar não nos deixa colocar em dia quando estamos em casa.





E uma vez mais, atendendo ao mote 'Viana do Castelo: quem gosta vem, quem ama fica' eu ficar não fico, mas voltar volto vezes e vezes sem conta. Uma cidade especial para mim do ponto de vista académico, foi na igreja da Nossa Senhora da Agonia que célebre a minha bênção de finalistas da licenciatura e é uma cidade que ficará sempre no coração.


Recomendo vivamente que a visitam e se acharem que já a conhecem totalmente como eu achava, garanto-vos que umas duas noites vos farão mudar de opinião certamente.


Acompanhem ao minuto todos os meus passeios pelo instagram: @inespintoosorio

Sem comentários:

Enviar um comentário