quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Viagens | Interior: Fundão, Serra da Estrela e Aldeias do Xisto

 Inverno no Interior


Muitas vezes associamos o interior, mais concretamente as nossas serras, apenas cobertas de neve, esquecendo a beleza que elas tem no inverno, com as folhas em várias cores de castanho a pintar o chão.

No final de Novembro visitei o interior, uma zona encantadora e apaixonante, com paisagens de cortar a respiração. O tempo anda mais devagar, sem o trânsito e confusão da maioria das cidades. A gastronomia, essa é incrível... 

Castelo de Belmonte

Uma aldeia bem portuguesa, que parei para dar uma olhadinha antes de chegar ao Fundão. Bonita, bonita e com o seu castelo, um dos muitos que o nosso país tem.



O Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa

Este hotel é qualquer coisa de fantástico, tanto de inverno como, prevejo eu, também no verão pelas suas inúmeras piscinas e também um parque aquático infantil, aliado ao seu spa que neste momento está a ser reformulado e está em construção um novo, bem como estão a ser modernizados inúmeros espaços. Vejam (aqui). É composto também por um ginásio, diversos espaços de convívio, bar, sala de jogos, restaurante, entre outros. 
Fiquei alojada numa suíte incrível, a maior em que já estive até hoje e tinha até uma bicicleta estática lá. A decoração é bastante apelativa, tudo limpo e devidamente higienizado. 

Tenho de fazer uma ressalva ao excelente trabalho da equipa de limpeza por trocarem todas as toalhas usadas todos os dias, independentemente de estarem no chão ou não e deixarem o lavatório impecável mesmo que tenhamos necessaires lá, incrível mesmo. Super cuidadosas e acho que isso faz muita diferença num bom hotel.

Quanto ao pequeno-almoço, com uma sala de dimensões bastante grandes, tem bolos de muitos sabores, frutas, iogurtes, charcutaria, cafés, cappuccinos, colacao e uma imensidade de outras ofertas, além dos sumos naturais de frutas. Cada um se serve, cumprindo as regras da DGS, também aqui estava tudo impecavelmente limpo e organizado. 

Fui na época baixa, pelo que creio que na altura da neve e no verão, os clientes sejam mais famílias e aí as dinâmicas sejam diferentes, tendo possivelmente kids club para as crianças e festas à noite, já que vi um espaço que mencionava ser a "Discoteca". Fiquei com imensa vontade de visitar também no verão e, claro, quando o novo spa abrir.






Zona de convívio

Bar

Sala do Pequeno Almoço







O almoço no telhas

Um almoço delicioso, praticamente no centro do Fundão, onde se come pratos maravilhosos servidos numa telha, imaginem! Achei giríssimo esta forma de servir.
O restaurante O Telhas é típico português e as suas paredes estão repletas de vinho e de frases inspiradoras. O ideal aqui é pedir carne, uma vez que estamos no interior, eu optei por comer o Naco de Vitela "O Telhas" que foi muito bem servido e estava muito bom. O preço é bastante acessível, pelo que será uma excelente opção para os almoços.




Serra da Estrela

Estamos bastante próximos à serra, por isso uma visita lá é obrigatória, seja verão ou inverno, esteja calor ou neve. As paisagens são lindas e o ar puro da serra faz maravilhas a qualquer pessoa.

Este sítio secreto na serra chama-se Covão da Ametade


Janeiro de Cima, paragem obrigatória no Fiado Restaurante

Nesta aldeia do Xisto, não há como não ceder ao pecado da gula no Restaurante Fiado, localizado no centro desta aldeia histórica e pitoresca, comer bem e beber melhor é palavra de ordem neste sítio. Carne também, pois claro, mas há opções de peixe e vegetariano também. Desta feita, optamos por Bife de Vitela com cogumelos silvestres. Os cogumelos são bastante afamados por esta zona, e eu, tão fã deste petisco, tinha de os provar.
Preço/qualidade aqui é excelente e vale a pena a paragem para apreciar a aldeia e este excelente restaurante.










Antes de ir embora, Piodão!

A aldeia mais conhecida de Xisto portuguesa, Piodão, conhecida também por aldeia Natal. Casas construídas inteiramente por Xisto, bem como a sua calçada com o pormenor azul das madeiras faz com que sejam distintas de todas as outras aldeias. Uma zona bem fria no inverno que nos faz entrar no mood natalício mais cedo, quando visitada em Novembro.




O nosso país é lindo e vale a pena conhecer o que é nosso, poder partilhar convosco o meu roteiro é incrível e brevemente espero poder mostrar-vos outras viagens.
Porque passear é carregar boas energias e boa disposição.


Sem comentários:

Enviar um comentário