Um tema bastante importante que tem marcado os últimos anos, principalmente depois do "arrebentar" da crise em 2011, ano em que Portugal pediu ao FMI e ao BCE ajuda para um resgate financeiro.
Todos demos as "boas-vindas" à Troika. Troika=comitê de três membros. Em russo quer dizer um carro conduzido por três cavalos alinhados paralelamente. Na política, designa-se a uma aliança de três personagens com o mesmo nível e poder que se reúnem num esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão.
A missão em Portugal era "pesada" e bastante difícil. Após sucessivos erros por parte dos governos até então, altura que houveram cortes e aumento de impostos, situações que levaram à pobreza de imensos lares portugueses, onde se deparou com o (quase) extinguir da classe média.
Milhares de casas são lançadas à venda todos os dias, confiscadas aos devedores; dificuldades em (sobre)viver e milhares de pessoas desempregadas (em janeiro de 2015 a taxa rondava os 13.3%).
Acontece que essa descida da taxa de desemprego que se registou este ano é plastificada pela forte emigração que tem havido nos últimos tempos. Infelizmente cada vez vão mais pessoas para fora, para países como: Angola, Moçambique, Brasil, Alemanha, França, Inglaterra; à procura de novas oportunidades, de conseguir estabilizar as contas em suas casas, em Portugal, deixando para trás mulheres e filhos, ou então os que vão jovens e ficam lá.
Um desejo meu seria conseguir formar-me e arranjar trabalho aqui no meu país, no meu canto.
Precisamos da nossa massa humana, das nossas melhores capacidades para conseguir levar este país mais além e ultrapassar estas dificuldades que tentam abalar-nos todos os dias.
A imagem abaixo representa os emigrantes que chegam a África, à procura de rede, querendo transmitir a saudade, a nostalgia e a solidão que passam quando emigram.
A todos os que emigram, um forte abraço de força, ânimo e esperança e que vocês são o orgulho da nação por arriscarem!
Fonte: Sapo
Conhecem alguém que tenha emigrado? Pensam emigrar ou já o fizeram?
Ca estamos, querida Ines* Foi a melhor decisao das nossas vidas*
ResponderEliminarBeijinhos grandes*
http://matildeferreira.co.uk/