quinta-feira, 16 de abril de 2015

Emigrantes Guerreiros

Olá,

Um tema bastante importante que tem marcado os últimos anos, principalmente depois do "arrebentar" da crise em 2011, ano em que Portugal pediu ao FMI e ao BCE ajuda para um resgate financeiro.

Todos demos as "boas-vindas" à Troika. Troika=comitê de três membros. Em russo quer dizer um carro conduzido por três cavalos alinhados paralelamente. Na política, designa-se a uma aliança de três personagens com o mesmo nível e poder que se reúnem num esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão.

A missão em Portugal era "pesada" e bastante difícil. Após sucessivos erros por parte dos governos até então,  altura que houveram cortes e aumento de impostos, situações que levaram à pobreza de imensos lares portugueses, onde se deparou com o (quase) extinguir da classe média.
Milhares de casas são lançadas à venda todos os dias, confiscadas aos devedores; dificuldades em (sobre)viver e milhares de pessoas desempregadas (em janeiro de 2015 a taxa rondava os 13.3%).

Acontece que essa descida da taxa de desemprego que se registou este ano é plastificada pela forte emigração que tem havido nos últimos tempos. Infelizmente cada vez vão mais pessoas para fora, para países como: Angola, Moçambique, Brasil, Alemanha, França, Inglaterra; à procura de novas oportunidades, de conseguir estabilizar as contas em suas casas, em Portugal, deixando para trás mulheres e filhos, ou então os que vão jovens e ficam lá.

Um desejo meu seria conseguir formar-me e arranjar trabalho aqui no meu país, no meu canto.
Precisamos da nossa massa humana, das nossas melhores capacidades para conseguir levar este país mais além e ultrapassar estas dificuldades que tentam abalar-nos todos os dias.

A imagem abaixo representa os emigrantes que chegam a África, à procura de rede, querendo transmitir a saudade, a nostalgia e a solidão que passam quando emigram.

A todos os que emigram, um forte abraço de força, ânimo e esperança e que vocês são o orgulho da nação por arriscarem!


Fonte: Sapo


Conhecem alguém que tenha emigrado? Pensam emigrar ou já o fizeram?

Mais em: FacebookInstagram e Pinterest

1 comentário:

  1. Ca estamos, querida Ines* Foi a melhor decisao das nossas vidas*

    Beijinhos grandes*

    http://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar