segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Supremacia do "Eu/Meu"

Olá,

Hoje venho falar de um assunto bastante polémico, as comparações, exaltações do eu, a supremacia do "eu/meu".
Estamos num tempo de tensão, pressão para sermos os melhores. Ambição, trabalho, ultrapassar os nossos limites é o clímax do ser-se humano (aparentemente), a todos os níveis: pessoal, social, profissional, etc.
Acontece que essas coisas vêm acompanhadas de fracassos, do não conseguir ser-se bom em tudo. Pois somos humanos e nascemos predestinados a ter mais sucesso numas coisas do que noutras. Como tal, há indivíduos que colocam esses ideais na cabeça e levam-nos demasiado a sério, cometendo erros gravíssimos de carater, de valores e princípios.
Esses erros são variados, desde a inveja, a chacota, etc. Mas o principal erro é a comparação.
O Grau Comparativo de Superioridade nunca esteve tão usual como hoje em dia. O "Eu sou melhor do que X.", "Eu tenho mais do que Y.", "O meu é melhor do que o teu.", etc.
Paremos para pensar. Nós temos de ser os melhores para nós próprios, para conseguirmo-nos erguer perante alguns percalços da nossa estrada, para conseguir ter força para nos defendermos no imediato de uma situação ofensiva, para conseguirmos ter esperança que um dia conseguiremos alcançar os sonhos que poderão ser concretizados. No entanto, porque nos dirigimos aos professores dos nossos filhos dizendo: "O Manel chegou a casa e disse-me "Mãe, não é possível, o José tirou mais do que eu no teste e não pode ser!"". Repare-se que o José é o melhor amigo do Manel, no entanto não se conforma que o amigo possa ter trabalhado mais para conseguir melhor resultado do que ele.
Os pais não estão a saber educar os princípios mais básicos. Nunca podemos desculparmo-nos dos nossos erros com o nome dos outros. Acho que não é preciso ser-se Doutor para se entender isso. Não sou inteligente por ter esse principio apurado.
Desde quando é que me posso sobrepor a outro para proveito próprio?! Se eu quero ser a melhor, tenho de o ser por mim própria, não pelo fracasso dos outros!



O que vocês têm a contar sobre este tema?


Mais em: FacebookInstagram e Pinterest


1 comentário:

  1. Eu costumo dizer q o sindrome do umbiguismo, linda... #aiparaondevaishumanidade...

    http://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar